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Você sabe o que é referral marketing?
Por que você não pode esquecer o referral marketing?

Por que você não pode esquecer o referral marketing?

Se você não tem uma ferramenta de referral marketing, você está perdendo dinheiro. Essa é a primeira coisa que você precisa saber. O marketing de indicação ou marketing de recomendação, como também é chamado, é uma forma de captar novos clientes, fidelizar os atuais e diminuir muito seus custos em uma só ação.

Afinal, é o que toda empresa quer. Continue lendo que vamos te explicar como funciona essa estratégia - além de te dizer porque você está perdendo dinheiro.

 

92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam plenamente em uma indicação de um amigo, mais do que qualquer outra propaganda. Ou seja, todas essas pessoas estão mais propensas a comprar seu produto ou serviço quando recebem a indicação de um conhecido que já o adquiriu.

 

O que é o marketing de indicação?

 

A estratégia consiste em incentivar clientes ou ex-clientes a promoverem o produto da sua empresa, é uma renovação do “marketing boca a boca”. É possível transformar um cliente em promotor da sua marca e fazer com que ele indique amigos para comprar com você. Em geral, esse incentivo é feito por vouchers para quem indicou e para o indicado. Se o seu cliente traz um amigo para sua marca, ambos ganham um benefício.

 

Alguém já usa a estratégia?

 

Se você está lendo este texto e nunca tinha ouvido falar nela, aqui vai a resposta: Sim! Na prática, você pode até conhecê-la, mas não com este nome. Um dos casos mais famosos é o Uber, o qual utiliza a estratégia por meio dos códigos de descontos compartilhados pelos clientes. O Airbnb, também, faz uso da seguinte forma: o cliente pode convidar um amigo e/ou familiar por e-mail ou compartilhando o código de indicação no Facebook ou Twitter. Depois, envia R$ 100,00 em créditos ao indicado e pode receber R$ 50,00 quando ele viajar e R$ 240,00 quando ele se hospedar. Desta forma, tanto a empresa quanto os novos e antigos clientes se beneficiam.

 

Quais os seus benefícios?

 

Existem diversos motivos para implementar essa ação de marketing: diminui o Custo por Aquisição de Cliente (CAC), fideliza os atuais e é uma campanha segmentada.

 

  • Diminui o Custo por Aquisição de Cliente: o CAC consiste na soma do quanto é gasto com todos os esforços de venda para conquistar um único cliente, dividido pela quantidade de clientes conquistados. No nosso caso, parte do seu custo, os prêmios só são gastos à medida que vão sendo conquistados os novos clientes, logo, proporcional ao sucesso da campanha.

 

  • Fideliza seus clientes atuais: se seu cliente está ciente que terá algum tipo de benefício se indicar alguém para comprar na sua marca, ele está mais propenso a voltar para resgatar seu benefício e, então, comprar de novo! Além disso, o convívio com o amigo atratído pode tornar o consumo do serviço mais agradável, como nos casos das Academias e Escolas.

 

  • Segmentação: o amigo indicado por seu cliente não só está mais propenso a comprar por conta da confiança, mas também por ser, muito provavelmente, seu público-alvo! Pense assim: você está em um curso de inglês e sabe que, se indicar um amigo, ganhará uma mensalidade grátis e ele, a isenção na matrícula. Então, quem você indicaria: seu amigo que já tem conhecimento suficiente em inglês ou seu amgo que ainda não sabe inglês mas quer aprender? Claro que a segunda opção! Porque ele está mais propenso a se matricular e você precisa disso para resgatar seu benefício. Assim, você, como aluno, está levando exatamente o público-alvo do seu curso de inglês. E o seu curso de inglês não perde tempo nem recurso atingindo pessoas que não têm perfil. Conheça uma startup específica para cursos, escolas e faculdades!

 

Mas então o referral marketing só vale para academias e cursos?

Não! Essa estratégia casa bem com a maioria dos negócios onde o consumidor está bem identificado, inclusive em comércio eletrônico, consórcios, área de estética, etc.

 

Então, sua empresa está pronta para usar o marketing de indicação?

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