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Member Get Member
O melhor tipo de cliente a ser conquistado

O melhor tipo de cliente a ser conquistado

Sua empresa está interessada em aumentar o índice de retenção de clientes, assim como captar novos clientes a um custo baixo? Você precisa conhecer a estratégia Member Get Member, onde os clientes atuais indicam novos clientes para ganhar alguma bonificação em produtos ou serviços.

Trata-se de uma estratégia bem sucedida em vários aspectos, uma vez que, de acordo com dados da Nielsen, 86% dos consumidores consideram o marketing boca-a-boca a mais confiável forma de marketing, e segundo a pesquisa da McKinsey, um consumidor tem 50 vezes mais chance de comprar um produto se for recomendado por amigos próximos ou gente da família.

Ou seja, a recomendação pode ser a alma do negócio, e as campanhas Member Get Member servem justamente para organizar e incentivar esse comportamento natural nos seres humanos - eles recebem uma recomendação de produto ou serviço dos amigos ou pessoas próximas e levam em consideração a opinião dessas pessoas. No Member Get Member, essa tendência natural é direcionada para uma ação cujo objetivo é a fidelização de antigos clientes e captação de novos.

- Um dos casos mais famosos é o Uber: o aplicativo que rivaliza com os táxis em todo o mundo tem uma forma bem sedutora para conquistar novos clientes – mimando os usuários antigos: o Uber te dá dois presentes: um código para você presentear os amigos na primeira viagem com descontos, além de um desconto pra você que indicou as pessoas.

- O Airbnb, serviço de hospedagem que funciona no Brasil desde 2015, e com 622.400 pessoas que tem se hospedado no país por meio dele, tem uma ação de Member Get Member bem bacana: você convida os amigos para o serviço por e-mail ou compartilha o código de indicação no Facebook ou Twitter. Aí, você envia R$ 100 em créditos do Airbnb ao seu amigo, e você receberá R$50 quando ele viajar e R$240 quando ele hospedar. Uma solução perfeita para os três lados, cliente, amigo e empresa.

Um das vantagens desse tipo de campanha é que, quando o cliente se torna a sua melhor ferramenta de venda, o produto ou o serviço que você vende aumenta a confiabilidade, fazendo com que melhorem os resultados de sua empresa e a penetração no mercado. Além disso, é mais barata do que a publicidade convencional.

Mas não se esqueça: o Member Get Member não é a solução para todos os seus desejos de retenção de clientes; deve ser uma das estratégias. Pense no seguinte: o sucesso da sua campanha depende da experiência que o comprador tem com o seu produto ou o serviço. Então a sua venda, atendimento e suporte devem estar num ótimo fluxo!

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Colaborou Marina Teixeira

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